sábado, 28 de fevereiro de 2009

LA Habana

Em Maio de 2007, fiz uma das viagens que nunca mais esquecerei com 2 grandes amigos. Há muito que desejava conhecer Cuba e nada melhor que uma viagem de grupo para o fazer. O 1º destino foi Havana...
No dia seguinte á chegada, fomos numa daquelas "excursões" organizadas pelo Hotel onde ficámos e que não é mau para uma 1º abordagem à cidade...para o necessário reconhecimento do local. Depois desta, onde nos levaram aos sítios principais e mais turísticos, decidimos no dia seguinte partir sozinhos á descoberta...Não foi preciso muito para nos apercebermos que estávamos perante um povo amoroso...de uma simplicidade e simpatia incríveis...comprovámos com os nossos próprios olhos e vivência, tudo o que já nos tinham dito do povo cubano. As pessoas com que nos cruzávamos não ficavam indiferentes, sempre com um sorriso dirigido a nós...O senhor da foto fazia anos e gentilmente "ofereceu-se" para uma foto connosco...óbvio que tivemos que lhe dar 1 dólar...

Apanhámos um autocarro até ao centro da cidade e não foram precisos 5 minutos para que um senhor na casa dos 50 anos nos abordasse para se "oferecer" para nos mostrar a cidade. Chamava-se Lázaro e para além da sua profissão fazia este biscate para ganhar mais uns trocos...a verdade é que as gorjetas que os turistas lhe davam eram o seu modo de sustento da família, com vários filhos na escola...ainda pensámos 2 vezes se havíamos de ir com ele, mas em Cuba a criminalidade é nula, por isso depressa decidimos arriscar...Aqui fica uma foto do Lázaro e se forem a Cuba é o melhor guia que alguém pode encontrar...
Com ele partimos numa "viagem" de descoberta por todos os sítios típicos e não típicos, demos a volta a Havana Vieja, andar), etc...Passámos por ruas e ruelas, com dezenas de cubanos encostados á parede, mas que simplesmente olhavam para nós, com as

máquinas fotográficas na mão e câmara de filmar, mas segundo nos disseram em todas as ruas existem controles das pessoas que estão que por isso a criminalidade é nula!!!
Continuando o nosso roteiro do dia, em cada local que entrávamos tínhamos que beber....ora porque era costume, ora porque era a bebida típica...foi uma tarde bem regada e de grande misturada, com daiquiris, mojitos, guarapos e que quando terminou, quase nem sabíamos como nos chamávamos...:)

Por Havana Vieja, encontramos cenas caricatas, e as imagens falam por si...Sim o cão tinha chapéu, óculos, relógio e etc...e estava mesmo a cantar ao som da música do cubano...tudo o que renda mais uns trocos para um povo que tem que usar mesmo a imaginação para conseguir ter dinheiro para comer... O que vêm na foto em baixo são mesmo fraldas DESCARTÁVEIS...mas estendidas e prontas a reutilizar...

Passámos na fábrica de charutos, mas logo o Lázaro nos disse para não comprar nada lá, porque íamos a casa de um amigo que nos vendia mais barato...acabámos no Bairro Chinês, em casa de um negro de 2 metros, com dente de ouro e trabalhador na Fábrica de Charutos...Outra das formas de rendimento que eles têm é vender aos turistas as caixas que a fábricas lhes dá semanalmente (atenção que estas tinham selo, não comprem sem ele!!!)...
Levou-nos á Floridita, ao Hotel Ambos Mundos ( que tem uma vista fantástica do último a Bodeguita, o Buena Vista Social Club (onde se reunem músicos e intelectuais cubanos, e onde tivemos o privilégio de aperfeiçoar a nossa salsa!!!!)

Os programas nocturnos em Havana foram variados, fomos ao Havana Café, onde assistimos a um espectáculo de cabaret:

Fomos também ao famoso Tropicana, onde apanhámos uma real chuvada tropical, visto ser ao ar livre...plano B...passaram-nos para uma sala interior a cheirar a mofo, onde vimos parte do espectáculo..Resumindo: que banhada!!!!!E assim acabámos essa noite,, mas com uma nova amiga! A garrafa de rum...

Adorei conhecer Havana e toda a sua envolvência...por todos os cantos existe música, salsa e boa disposição...A não perder...