segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

China e o confronto cultural... Parte II

Os Hospitais na China...


Alguns velhos, outros recentes, uns com muita gente, outros com pouca, em quase tudo semelhante aos nossos.
Umas das grandes diferenças é, obviamente, a presença da prática de Medicina Tradicional Chinesa (Acupunctura, Tui-na, Moxibustão, Fitoterapia chinesa...)

Embora estivesse numa grande cidade (Hangzhou tem cerca de 11 milhões de habitantes), o espírito nos hospitais (assim como por todos os locais que percorri) é de uma simplicidade comparável ao nosso interior, às nossas aldeias perdidas no tempo.

Era impressionante ver a simpatia de todos, assim como a vontade de ajudar em qualquer situação.

A quantidade de pessoas sentadas nos corredores, como agulhas de acupunctura nas suas faces envelhecidas pelo tempo e com charutos de moxa (erva medicinal), tornava aquele espaço um local místico e confuso, mas muito atraente.


A simpatia dos doentes, a gentileza da Prof. Lu Yi (Lu= estrada caminho; Yi= 1, por ser a primeira filha) apaixonaram-me por completo. Outros hospitais foram também explorados por mim, outros foram os professores que conheci, como é o caso do Prof. Feng que me ensinou coisas que ainda hoje me permitem crescer enquando profissional.

Em resumo, pois não vos quero maçar com coisas que não acharão interessantes, foi nos hospitais chineses que cresci enquanto profissional e que abri o meu horizonte, que hoje me permite ver mais do que via até então...



Sem comentários:

Enviar um comentário