quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Huangshan - As Montanhas Amarelas

De forma espontânea e simples fui convidado pelos meus recentes amigos americanos, muito gentis por sinal, a fazer uma viagem de 3 dias às montanhas amarelas. Disse logo que sim, uma vez que era raro ter companhia para fazer visitas, principalmente,se estas fossem distantes da cidade de Hangzhou.
Saímos muito cedo, juntamente com a intérprete dos americanos, que nos ajudou imenso em quase tudo...

Após uma viagem de cerca de 7h de autocarro, em que 2h foram passadas a atravessar as regiões montanhosas da província de Anhui, chegámos finalmente à última cidade, antes da entrada oficial das montanhas amarelas.
Era uma cidade muito estranha, com uma construção horrivel e confusa, e em que só pareciam existir "pseudo-hoteis" e pequenos comércios, que vendiam desde roupa, a noodles secos prontos a cozinhar... Como chegámos tarde a esta cidade, decidimos ficar lá a dormir. Devo dizer que foi, talvez, umas das minhas piores experiências num "hotel". Chegamos a este sítio, que é impossível descrever e acomodámonos em dois quartos. Cada quarto tinha uma casa de banho e três camas, um quarto era para os homens e outro para as mulheres. Depois de um dia de viagem, cansados, transpirados e ansiosos por um bom banho e uma boa cama, nada melhor do que um duche para preparar o dia seguinte. Não havia toalhas!
Saí do quarto e dirigi-me à nossa intérprete para que ela pedisse umas toalhas de banho. Esperei um pouco... E passado algum tempo lá vem ela com uma coisa na mão, era a toalha! Um pano fino mais pequeno do que uma toalha de lavar as mãos, esta era a toalha de banho do "hotel". Devem então compreender que não foi com a toalha que me sequei mas sim com o tempo da noite chuvosa e ventosa dessa noite...
Se dormi? sim, depois de toda aquela viagem e dos episódios vividos nesse dia, nada nos podia impedir de dormir...
Dia seguinte - Desde cedo apanhámos um taxi que nos levo até à entrada das montanhas amarelas, pagámos 200rmb (cerca de 20€, caríssimo para os chineses) para entrar e súbimos em teleférico até ao topo das montanhas.

Neste início de vísita o tempo estava terrível, tempo este que se prolongou durante todo o dia e que não permitiu que víssemos tudo aquilo que havia para ver...


È claro que mesmo assim, o charme das montanhas amarelas não se perde e, em algumas ocasiões, torna-se ainda mais interessante... Foi um dia desgastante, percorrendo grande parte do parque, subindo e descendo escadas, muito cansativo. Fomos procurar um sitio onde dormir no interior do parque das montanhas amarelas. Isto foi o que encontrámos... Um quarto para cerca de 12 pessoas.

Uma experiência inesquecivél, 12 pessoas transpiradas, suadas, num pequeno quarto com um pequeno exaustor situado em cima de um beliche. É claro que o cheiro de todo um dia de passeio, que emanava de 12 pares de ténnis, se sobrepunha aquele pobre exaustor que, o melhor que conseguia fazer, era barulho para impedir que o meu amigo americano (situado logo abaixo do aparelho) conseguisse dormir.
Na manhã seguinte, exaustos, partimos para o segundo dia de passeio. Neste dia tivemos acesso a outra versão das montanhas amarelas. O céu limpo, sem uma única nuvem, deixou-nos contemplar todas aquelas magníficas paisagens.


Neste dia, o último nas montanhas amarelas, descemos tudo a pé para usufruir ao máximo desta fantástica região montanhosa. Com tanto calor, foi-nos valendo os vendedores de pepinos (optimos para retirar a sede) e laranjas que perdidos nas montanhas, iam vendendo algumas coisas úteis.
Continuámos no passeio, cruzando-nos com os corajosos chineses que transportavam as malas dos turistas "ricos", de forma heróica

lá iam eles subindo, em direcção aos hoteis, enquanto nós desciamos em direcção à saída das montanhas. Pelo caminho lá iamos vendo coisas lindas...


Em conclusão, se forem à China não percam Huangshan, é divinal!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário